FAÇA SUA HORTA E COLHA SEUS TEMPEROS

FAÇA SUA HORTA E COLHA SEUS TEMPEROS

Seguidores

TEMPEROS NATURAIS

TEMPEROS  NATURAIS
TEMPEROS NATURAIS SÓ FAZEM BEM A SAÚDE

Conhecendo Pimentas

Conhecendo Pimentas
pimentas
[gree]Existem duas grandes famílias de pimentas, a capsicum, das pimentas malagueta, cumari e dedo de moça, e a família das piperáceas, da pimenta do reino.

As pimentas são benéficas à saúde. Mesmo a pimenta do reino, que pode se aglomerar na parede do estômago se consumida muito moída, não faz nenhum mal se moída em moedores de mesa no momento da refeição, o que garante também um sabor muito mais fresco e agradável.

Já as pimentas malagueta, cumari e dedo de moça têm mais vitamina C que a acerola, mas temos de levar em consideração nossa sensibilidade às suas ardências, que reduzem a quantidade consumida e possuem uma relação direta com a nossa idade: quanto mais jovens somos, maior é a sensibilidade às pimentas.

Para aqueles que ainda não apreciam, sugiro começar com as de baixa ardência, como a biquinho e a jalapenõ, e logo serão apreciadores de espécies mais marcantes, como a malagueta e a habanero.
A capsaicina, fitoquímico que confere o gosto picante à pimenta vermelha, é o principal responsável pelas propriedades funcionais deste tempero.

Dentre essas propriedades destacam-se:
• Dissolução de coágulos sanguíneos (uma aspirina natural);
• Dissolução de muco dos pulmões;
• Expectorante;
• Descongestionante;
• Indutor da termogênese (efeito de transformar parte das calorias dos alimentos em calor);
• Antioxidante;
• Anti-bacteriana.
Além de todos os benefícios mencionados acima, pesquisas científicas mostraram que o uso da pimenta vermelha durante às refeições, proporciona ação no Sistema Nervoso Simpático com respectivo aumento da liberação de catecolaminas (noradrenalina e adrenalina) com conseqüente diminuição do apetite e da ingestão de calorias, proteínas e gorduras nas refeições seguintes. Uauuuu.... a pimenta vermelha é boa pra Saúde e ainda ajuda a emagrecer!! ;o))


A Adrenalina e a noradrenalina também são responsáveis pelo estado de alerta, daí a ingestão de pimenta estar também associada à melhora de ânimo em pessoas deprimidas.

Recomenda-se que indivíduos com problemas no trato gastrintestinal (gastrite, úlcera, hemorróidas e outros) evitem a ingestão, uma vez que a capsaicina funciona como um agente agressor das mucosas.


este trabalho sobre as pimentas veio da amiga ROSIMARI FORTES

A QUEM EU AGRADEÇO A CONTRIBUIÇÃO

Nenhum comentário: